Frequently Asked Question

O DSTAR precisa de refletores
Last Updated 13 hours ago

  • Não necessariamente.
    Quando o DSTAR apareceu nem tão pouco havia bridges entre sistemas, a unica possibilidade era a ligação entre as gateways dos repetidores. Acontece que o sistema só permite uma ligação externa única e isso limitava o alcance da estrutura ficando limitada ao 'footprint' dos 2 repetidores.
  • Em 2005 foi criada a possibilidade de um hub central, criação de AA4RC - David Cutshaw, criou então a possibilidade de que repetidores se ligassem a sistemas reflectores. Portugal teve em 2009 um desses reflectores era o REF040 sediado num datacenter (já não existe) chamado RackSpot.

O REF usa um protocolo, conhecido como DPlus, protocolo esse que contro quem acedia ao reflector, só repetidores ICOM registados numa base de dados chamada USTrust tem acesso, bem como os utilizadores também necessitavam desse registo para serem aceites.

  •  Em 2007 nasceu um outro sistema chamado rpt_bridge pela mão de KI4LKF reflector com um dissidente da equipa do David, Tivemos uma bridge destas que possibilitava a ligação de um node Echolink, via PC, ao REF040 B.
  • Por falta de apoio e desenvolvimento do sistema DPlus e porque entretanto surgiu novas possibilidades em reflector em 2014 abandonamos o sistema DPlus e foi criado, também da autoria do KI4LKF um novo sistema, sem a necessidade de registo dos utilizadores chamado XRF. Nesse mesmo ano migramos para um novo sistema alemão, o DCS, o procolo base do DSTAR ligeiramente alterado permitia uma melhoria da qualidade de audio.

Em 2018 foi uma nova passagem para um novo sistema, o XLX, desenvolvimento de colegas belgas, incorpora os três protocolos do DSTAR, DPlus, XRF e DCS, permite e aceita ligações diretas em DMR, C4FM e permite a ligação entre outros reflectores ou master da rede BrandMeister ou IPSC2.

Este é um pequeno resumo da nossa história e uma apresentação do atual sistema nacional, portanto à questão de se o DSTAR necessita de reflector a resposta, para que seja de uso global, é sim.

Atual estrutura nacional 

REF095 C
XLX268 E

bridge entre o REF095 C - XLX268 E

Existem muito mais ligações não só na rede nacional, como a nível internacional, reflectores com suporte a DSTAR serão muito perto de 1000 pelo mundo todo.

Estes são os nossos.

Please Wait!

Please wait... it will take a second!